Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Todo mundo entende os termos comunicação, manipulação, mídia etc, de maneiras diferentes. Ninguém decodifica uma mensagem da mesma maneira que uma outra pessoa. Os indivíduos são peças singulares, possuem opiniões diferentes. Nas primeiras décadas do século XX, acreditava-se que dava para moldar a opinião pública através da mídia. Eu ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso, enquanto muita gente diz acreditar que sim, é possível. Acredito que é possível influenciar opinião, mas não formá-las completamente. Uma mesma mensagem pode chegar para um número muito grande de receptores, mas a maneira como um vai interpretar aquilo que está sendo dito será diferente do outro.

Todo mundo sai por aí dizendo que a mídia é manipuladora, que só quer saber de manipular as pessoas, de impor opiniões e enfim... Eu acredito que muitas das pessoas que falam isso são manipuladas e talvez nem saibam. Acham que são inteligentes o suficiente para não se deixar levar pela mídia. Mas todos nós somos pegos por ela. Nós somos influenciados por algum programa de tv, novela ou filme visto. Aqueles que possuem um grau de escolaridade mais alta, um nível de cultura mais elevado não estão imunes a isto.

A mídia atinge as pessoas das mais diversas maneiras não importando o seu nível cultural, financeiro ou intelectual. Ela se cria uma credibilidade que, com o tempo, se torna quase que incontestável. Quem contestaria o que é dito no Jornal Nacional, por exemplo? Os meios de comunicação tomam partidos em relação aos assuntos tratados no momento. É impossível alguém ser completamente imparcial, mais ainda quando se trata de um meio de comunicação. Muitas vezes, eles passam a informação de uma maneira peculiar para que o receptor compreenda e concorde com o ponto de vista ali imposto. Quase sempre isso é imperceptível.

E como falar de manipulação em meios de comunicação e não falar da maior máquina manipuladora brasileira, não é? A Rede Globo ainda é o veículo de informação de maior audiência no Brasil e não é segredo para ninguém quais são suas opiniões em relação a política do país, por exemplo. O documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane mostra claramente o poder de manipulação e as intenções da emissora. Ela usa de um artíficio importantíssimo ao seu favor: a imprensa escrita é vista claramente como partidária, enquanto a posição política na TV é mais camuflada. Logo, é mais fácil impor opiniões. É conhecido o fato do debate entre Lula e Collor para as eleições à presidência de 1989 que foi claramente manipulado, indo ao ar uma versão editada favorável ao candidato Collor e que teria influenciado os eleitores - assim como as pesquisas que apresentavam números errados favorecendo, novamente, Collor.


O documentário irlandês A Revolução Não Será Televisionada apresenta a mesma história de manipulação de um fato - diversos fatos, na verdade - pela mídia para que chegue à população de maneira totalmente distorcida. O foco do documentário é a deposição e o retorno do presidente venezuelano Hugo Chávez. Nele é mostrado discursos e ações de Chávez intercalados com partes de programas de TV que falavam o inverso dos acontecimentos. Chávez chegou a ser comparado com Mussolini e Hitler e a ser chamado de louco. Logo, logo tinham pessoas nas ruas gritando por sua morte.



O poder de manipulação e influência da mídia é claro, tomado diversos aspectos. Nós estamos constantemente expostos a isto. Às vezes a verdade nos é omitida, ou mentida mesmo - como é comum acontecer na publicidade. Todo mundo já foi ou conhece alguém que sofreu as consequencias de uma propaganda enganosa. Essa música do Nação Zumbi traz claramente a ideia do "comprando o que parece ser", do anúncio alienado, da propaganda enganosa:






Como vimos à teoria hipodérmica foi questionada, pois o individuo agora passou a ser visto como um ser que era capaz de possuir identidade, ter uma maneira de pensar, fazer suas escolhas, processar a informação de varias maneiras.

Então a Teoria descobriu que o ser humano passava a selecionar os programas que mais lhe interessavam e que mais lhe chamavam atenção. Assim que empresários perceberam essa seleção de programas, os pesquisadores saíram à rua em busca de saber a opinião de cada um, para montar um algum meio de comunicação que tivesse como base a opinião do publico atingindo o objetivo do programa a audiência.




Como podemos ver no Programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios que é destinado ao publico empresarial, dando dicas de como melhorar a sua empresa, relatando os assuntos mais recentes e mais importantes no mundo empresarial.


Muitas vezes, ao assistir a um comercial você para e pensa: "Caramba, o que ele quis dizer, quis mostrar?" ou então "Nossa, que nada a ver, ele tentou mostrar isso e acabou passando aquilo"... é ou não é? [fala a verdade, que se mentir o nariz cresce]. Isso acontece repentinamente, mas agora outra pergunta, você sabe o por quê? As pessoas não sabem mais se comunicar? Não sabem mais interpretar? Será que é isso? Not. A verdade é que a propaganda, o comercial, é mostrado de forma igual para todos, mas cada pessoa tem seu modo de interpretação. Não é porque eu achei certo, bonito e o fulano considerou como errado, feio que eu ou ele não sabemos interpretar, é que a análise é pessoal.

comunicacao_mundo.gif


Cada um ver, analisa, entende, interpreta de forma diferente. Isso vem lá dos efeitos de comunicação da teoria hipodérmica. Onde as pessoas recebem estímulos através da mídia, que aliás molda a opinião pública através da comunicação de massa. Quer um outro exemplo? A moda, já que ela influencia, estabele um estilo de vida.


Durante toda a nossa vida observados as pessoas e sempre as associamos ao que falam, como agem ou até alguma frase extrovertida que elas sempre soltam para todos rirem, enfim, o que “marca” na sua presença. A partir dessa associação que fazemos; toda vez que acontece algo semelhante ao que essa pessoa faz ou fala, lembramos dela, e isso é muito comum, pelo simples fato dela sempre repetir as mesmas ações. É uma fixação na nossa memória, e que de certa forma faz com que tenhamos a tal aprendizagem social, que é justamente o que aprendemos em sociedade, é o relacionamento.
Tenho um exemplo... Na escola, tem aquele menino que é muito popular, o outro então o observa e percebe que ele utiliza roupas de marca, e que ele sempre leva papeis e tintas para a sala, para que assim possa brincar com todos os seus amigos, enfim, mesmo sem perceber, a partir de suas ações, ele acaba sendo bastante popular por isso. Então o que acontece é que o outro associa roupas de marca, objetos levados a sala de aula, e todas as ações do menino como sendo ações de uma pessoa popular, ou seja, na sua cabeça é como se para se tornar popular, seria preciso comprar as mesmas roupas do outro e trazer matérias para a sala. Isso acontece devido à repetição de ações, trazendo consigo uma reação, que foi a popularidade do garoto.


AÇÃO > REAÇÃO = ASSOCIAÇÃO





O vídeo mostra a associação que as crianças fazem dos pais, elas observam as atitudes dos pais e as repetem, pois o seu pensamento sobre eles é de sempre estarem corretos e que agem da forma correta também, ou seja, repetem o que eles fazem e com isso correndo o risco de repetir ações negativas, e que não trarão benefício algum para suas vidas.

As crianças veem, as crianças fazem
Nós vimos que a Teoria Hipodérmica não durou por muito tempo,pois cada indivíduo possui seu modo de agir e pensar e é capaz de selecionar aquilo que é interessante para si nos meios comunicacionais. Com isso vieram à tona as Teorias das Influências Seletivas,que são opostas à "teoria da bala mágica" e defendem que o processo comunicacional não é uma simples modo de se passar informação,mas vai muito além disso. A participação do emissor e receptor "ganha" um maior valor,quando começa a ser avaliado que os indivíduos não são imparciais e absorvem as informações de formas diferentes,o que leva em conta seu modo de viver,suas condições financeiras,escolaridade;e que ele possui uma memória seletiva ou seja,seleciona aquilo que ele prefere. A partir disso a comunicação não possui mais impactos imediatos,ela passa a ser selecionada pelo sujeito. Existem aqueles que exercem certa influencia no meio comunicacional,estes são chamados líderes de opinião e são capazes de estimular e facilitar o entendimento entre os componentes da comunicação.
É através das interações sociais que o sujeito aprende e começa a ser moldado.

"Portanto,quem elabora o conteúdo da mensagem tem que organizar/adequar esta mensagem aos fatores pessoais que o destinatário ativa quando interpreta a mensagem,sempre considerando a abordagem dos fatores relativos à audiência e os fatores ligados à mensagem" (Para entender as Teorias da Comunicação,pág.49)

Gisele Leal
Com o avanço nos estudos sobre a comunicação, aquela ideia de que tudo entra como uma "bala", sem resistência alguma, na nossa cabeça, foi pro brejo. É bem claro que nós selecionamos o conteúdo que nos interessa nos meios de comunicação de massa.
Eu quero falar um pouco da teoria do "two step flow" que nos mostra que a comunicação não é somente um simples processo entre emissor e receptor. A comunicação não pode ser resumida apenas a ação de repasse de informações a um destinatário, até porque o entendimento e percepção do receptor fazem parte do processo comunicacional e eles não são fatores isolados. São, na verdade, mediados por uma série de outras coisas como a bagagem cultural de tais receptores, as suas condições financeiras e também suas interações sociais. Ao dizer "interações sociais", queremos significar o relacionamento dos receptores com outras pessoas, distintas, com diferentes capitais simbólicos e estruturas cognitivas, capazes de estimular e influenciar, em termos amplos, o entendimento e a recepção da mensagem desse receptor. Essas pessoas "filtradoras", que influenciam no processo comunicacional de outros, são os líderes de opinião.
A comunicação não produz então efeitos comportamentais imediatos, ela passa por um "funil". A comunicação interpessoal, dessa forma, pode ser ainda mais poderosa que a comunicação de massa, já que ela tem mais capacidade de infuenciar por meio dos líderes de opinião. Não há exemplo melhor que as nossas "celebridades". Quer saber o que alguém vai vestir na festa mais badalada da próxima semana? Qual o estilo de sapato mais ousado? É só assistir a novela das 8 dessa semana, vai tá todo mundo se vestindo igual e calçando a mesma coisa. Aí o "ousado" se perdeu em algum lugar no meio do caminho.

O sujeito é modelado pelo seu redor e o aprendizado se dá por meio de suas interações sociais.

Sociólogos e psicólogos eles chegaram uma conclusão que os atributos sócias da pessoa do individuo, tem um desenvolvimento de pesquisas empíricas sobre o meios de comunicação.E ele mostrou e que a teoria hipodérmicas, ou do balão magica,ele não são válido. E que a soma entre esses dois fatores ele levou uma revisão sobre as influencias pelo os meios de comunicação com textos,propostas e de análises teóricas, e com esse estudo eles obtiveram repercussões significativas e que mostrou eficientes de análises do público-alvo e também outros aspectos relevantes pelo estudos da comunicação.De acordo com Mauro Wolf(1999) e DeFleur e Ball-Rokeach eles buscaram o agrupamentos das características comuns.
Entre as teorias, estão
1)teoria das diferencias individuais
Ele tem como a base do estudo do desenvolvimento na psicologia e nele aponta que o individuo ele possuem constituições psicológicas e de estruturas de cognitivas diferentes.

2)Teoria das diferenças Sociais
Ele tem como o ponto de partida os debate entre a natureza e a criação com elementos formadores da personalidade humana em que compartilham as características semelhantes (religião,etnia,profissão,nível de renda,classe social etc)

3)A teoria dos relacionamento sociais
ela faz um análise dos efeitos da comunicação de massa a partir de várias independentes,tais como a extensão do material vinculados pelos meios de comunicação de massa e o número de vezes em que são repetidos.

Os estudos das diferentes do individuas, e como uma função de aprendizados em função das diferentes culturais,conduzindo aos estudos sobre a psicografia ou um segmentos do mercados.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

No aspecto de contestar a teoria anterior (Hipodérmica), surgiu a teoria das influencias seletivas, ou também chamada, teoria da persuasão, pois o individuo passará a escolher a informação que mais lhe interessar. Nessa teoria a manipulação e a dominação são descartadas, e cada grupo ou pessoa, aceita a mensagem passada de acordo com seus costumes e princípios. Com o objetivo de estudar e saber o gosto do seu público alvo começou a surgir às pesquisas de campo.
















Dentro dessa teoria (Influências seletivas), destacarei a teoria dos relacionamentos sociais. No qual a informação passar a ser direcionada de forma mais organizada, e o individuo será influenciado pelo meio em que vive. As relações sociais são as principais responsáveis pela mensagem aderida pelo indivíduo.
Segundo a Teoria Hipodérmica, também conhecida como a Teoria da Bala Mágica , uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. A concepção de comunicação que embasa esta teoria parte do princípio da sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills, 1975, 79) e " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa".A Teoria Hipodérmica, coincide, historicamente, com o período do entre-guerras (entre a primeira e segunda guerras mundiais). Responde sobretudo à interrogação: que efeito eles produzem numa sociedade de massa? Além disso, pode-se descrever o modelo hipodérmico como sendo uma teoria da propaganda e sobre a propaganda, compreendendo o termo "propaganda" em sentido muito amplo, ou seja, a difusão de concepções, idéias, valores e atitudes através dos sistemas de comunicação de massa (rádio, jornal, TV, cinema, revista). Trata-se de uma concepção mais ampla de "propaganda", que não se restringe ao que conhecemos por "comerciais", mas a própria difusão de idéias em espaços editoriais, informacionais, educativos e de entretenimento.

A teoria hipodérmica é também conhecida como "teoria da bala mágica". Segundo essa teoria, as mensagens da mídia são recebidas de maneira uniforme, com respostas imediatas e diretas. Podemos dizer que a teoria hipodérmica = mídia (manipulação, controle de opiniões) + psicologia behaviorista (estímulos que provocam ações) + conceito do "homem massa" (sociologia).

Tal teoria, admite que as mensagens da mídia provocam estímulos em cada indivíduo. Uma mesma mensagem pode ser transmitida a várias pessoas, em vários lugares, mas nem todos vão recebê-las da mesma forma. Ou seja, cada indivíduo é atingido diretamente pela mensagem, porém cada um reage de forma diferente.

A mídia é vista como controladora, manipuladora. Pois, ao transmitir determinada mensagem, seu objetivo é influenciar as pessoas, fazer com que elas pensem da mesma forma acerca do mesmo assunto. Para isso, ela cria um modelo padrão de vida e faz com que todos os indivíduos se adequem a esse modelo, pois ao contrário, eles serão excluídos da sociedade.

Um dos principais representantes dessa teoria foi Lasswell, que em 1948 criou um modelo que representa esta teoria: o modelos dos 5 Q's: 

▪ quem > diz o que > em que canal > a quem > com que efeito.
As novas pesquisas empíricas acerca da comunicação de massa vieram estabelecer novas teorias, idéias e visões no que diz respeito a interações sociais. A teoria hipodérmica foi “deixada de lado” por não haver tanta precisão no âmbito social como as pesquisas buscavam, ou seja, a validade já estava sendo contestada. Entre os novos estudos, surge a Teoria das Influências Seletivas, onde desmistifica a idéia de que o público é manipulado como um todo pela mídia, sem questionamentos e imposições. Pesquisas começam a serem realizadas para a busca do “público alvo”, pois as mensagens que entram em conflito com as idéias mais profundas dos indivíduos são desprezadas por estes, e o intuito da pesquisa, portanto, é alcançar o número maior de público possível.

Na programação de TV, por exemplo, o estilo do produto que vai ao ar, o patrocínio, o horário de exibição, entre o gênero do público que deve ser alcançado, a faixa etária e a classe social fazem parte de uma sincronia baseada nas pesquisas de público.



A Teoria das Diferenças Individuais tem como base a psicologia, mostrando que cada indivíduo e impulsionado pelos seus instintos naturais, mas o mesmo pratica ações semelhantes de um determinado grupo existente dentro de uma sociedade.   
Com o aprofundamento do estudo dentro dessa teoria, foi possível mostrar que as mensagens persuasivas deveriam ser feitas para atender aos interesses de determinados grupos levando em conta todas as suas diferenças.
Two Step Flow
Dessa forma podemos ver que hoje essa teoria e bastante aplicada, visto que muitas empresas criam publicidades voltadas para determinados públicos. Hoje e possível ver publicidades voltadas para internet, como por exemplo, a publicidade da Nissan que logo se tornou um viral.
A publicidade passou na Tv, mas quem é internauta teve um conteúdo exclusivo no final do vídeo publicado na internet. O publicitário usou de forma inteligente as chamadas “correntes”, que se manda por email, a fim de criar humor entre os internautas.



Pode-se concluir que a campanha teve sucesso graças a pesquisa de mercado feita antes da produção da publicidade, onde o pesquisador identificou fatores como preferências, hábitos e comportamento dos consumidores. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


A Teoria Hipodérmica, que também ganha o nome mais contagiante de "bala mágica", explica o que muitas pessoas acreditam ser exatamente o que acontece na sociedade atual. A manipulação feita pela mídia é um assunto muito discutido e cheio de conspirações contra os grandes conglomerados midiáticos. O que Lasswell defendia era justamente o controle da população pelos meios de comunicação. Poucas pessoas detêm o poder da informação e, com ela, podem facilmente influenciar todos que tem contato a esses meios.
O fato é, será realmente que as pessoas são uma unidade que pensa igual e pode ser levada a fazer as mesmas coisas só porque alguém mandou? A resposta seria não. Cada um tem uma individualidade que não permite ser totalmente transformada pela alienação da mídia. O problema vem quando percebemos que nem todos somos instruídos e educados para pensarmos por nós mesmos. Muitos foram acostumados a buscarem na televisão, por exemplo, a forma perfeita de viver, a melhor roupa para usar, o melhor produto a consumir. Então podemos dizer que, ainda hoje, anos depois da Teoria Hipodérmica, ainda existem pessoas que seguem os comandos da mídia como se fossem ordens do próprio Deus.
A questão fica ainda mais profunda quando levamos a problemática ao Brasil. Para muitos é óbvio o controle de algumas empresas sobre toda a comunicação no país, mas para boa parte da população é um modelo a seguir. E então? Como resolver? Seria possível educar a nossa população, e não só a nossa? Daria pra, depois de tantos anos acostumados com essa forma de viver, educá-los a não serem tão facilmente influenciado pelas posições impostas a eles? E a propaganda, como fica? E na época de eleição, como distinguir a verdade? Como saber em quem acreditar? Como não se deixar levar pelo prazer do consumismo?
São tantas perguntas e somente respostas incertas. Se você é do tipo radical e acha que dá pra mudar essa situação com uma boa música, aqui vai a dica:


Segundo a teoria hipodérmica, ou teoria da bala mágica, uma mensagem transmitida pelos meios de comunicação é passada de forma igual para todas as pessoas. 
Os conceitos dessa teoria foram criados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30; surgindo entre a primeira e a segunda guerra. Buscava-se entender o poder que a mídia tem sobre a massa, e assim influenciá-las e até mesmo manipular seus comportamentos. Porém, a mensagem que a mídia passa, não é recebida da mesma forma por todos. Cada pessoa tem sua subjetividade, e entende a mensagem de maneira diversificada.
Muitas pessoas não admitem que são influenciadas pela mídia, mas querendo ou não procuram sempre estar em um padrão. Padrão esse, que é a própria mídia que impõe. Um forte exemplo dessa imposição, é a busca pelo corpo perfeito. Afinal, quem disse que o corpo perfeito é aquele extremamente magro? Por que uma pessoa um pouco mais “cheia” não pode ser considerada no “padrão”? Essa busca acaba gerando doenças, como a anorexia, bulimia, etc. E tudo por quê? Tudo para se manter no padrão imposto por ela, a mídia.


terça-feira, 27 de setembro de 2011





De acordo com a Teoria Hipodérmica, as mensagens passadas pela mídia são interpretadas de forma rápida e direta pelas pessoas, ou seja, todos entendem o que a mídia quer passar, no momento em que tiveram contato com a mensagem transmitida.

Porem é notável que nem todas as informações são entendidas da forma que a mídia quer passar, nem sempre a percepção é imediata e não necessariamente compreendida por todos que interagem com ela. Portanto, não se pode falar que todos têm a mesma opinião sobre determinado assunto dado em um jornal, por exemplo. Esse assunto pode ter sido interpretado de varias formas e em diferentes períodos de tempo.

Esse intuito da mídia em transmitir a mensagem achando que todos entenderão imediatamente e da mesma forma, pode ser com a intenção de fazer todos pensarem da mesma forma, manipulando a consciência das pessoas para o conteúdo midiático, que já vem “impinotizando” cada integrante da sociedade. Apelando para o uso de recursos proibidos, com a finalidade de prender a atenção de todos, mostrando ser a forma ideal a se fazer, pois dessa forma você faz parte de uma sociedade moderna.

O motivo de esta propaganda http://www.youtube.com/watch?v=3U4_ba16UmQ, ter sido proibida de continuar em circulação foi porque gerava bastante influência, pelo motivo de fazer as pessoas, principalmente os homens, comprarem o carro que tem potência e atinja alta velocidade, para se destacar perante os outros, mesmo que tenha que levar multa, o importante é dirigir nesse carro, as inflações das leis de transito passam em branco.


















Criada por Lasswell a Teoria da bala mágica descrevia uma imagem da sociedade de massa dos século XIX.
Não é nada complicada de entender. Em resumo a teoria, também chamada de teoria hipodérmica, afirmava que as mensagens transmitidas pela mídia atingiam de uma mesma forma todas as pessoas. Ou seja, o que a mídia dita é aceito por todos. 
Percebeu de quem era a vantagem? O emissor, no caso a mídia, tinha a vantagem de pronunciar-se e ser aceito sem obstáculos pela sociedade. Esta tinha a desvantagem de não pensar a respeito da mensagem recebida, apenas aceitar e pronunciar-se como todos os outros que faziam parte da audiência.
Na verdade, segundo Bauer, os efeitos não são estudados, pois são dados como previstos.


Por que essa idéia foi derrubada? É obvio que uma sociedade tem suas diferenças! As pessoas pensam diferentes, tem percepções diferentes, agem de forma diferente, acreditam em coisas distintas e claro, respondem de forma antônima aos estímulos da mídia.

Quando a teoria foi criada ela fazia todo o sentido. Com o tempo, as pessoas pararam para analisar e mudaram os seus conceitos sobre a sociedade. Viu-se que a audiência é capaz de determinar o quanto da mensagem ela aceita e formular sua opinião sobre qualquer assunto.
Sendo assim, a teoria hipodérmica perdeu sua força. A mídia passou de manipuladora para influenciadora e hoje ela ainda tende a gerar a mesma resposta na sociedade, mas para isso ela deve moldar as pessoas de forma sutil.
Vale lembrar que em 1948, Laswell criou um modelo que representava a evolução da teoria da bala mágica: o modelo cinco Qs. 
Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito.

Para complementar a reflexão sobre o assunto que tal ler o poema eu, etiqueta ?
Dica de música:
O brasileiro é um povo gozador adora brincadeira, pois enquanto o mundo passa por manifestos ele esta fora de tudo, não protesta contra nada aceita tudo calado... Temos uma variedade indivíduos que se divergem seja pela cor, raça, credo e outros mais características, mas damos um bom exemplo para a teoria das diferenciação social, somos separados em vários grupos mas nossa afinidade social é o futebol e o carnaval, ai ninguém ganha! Futebol é a "paixão nacional", lotamos estádios, xingamos a pobre coitada da mãe do juiz, cantamos hinos que parecem verdadeiros sons de guerra, a festa então não precisa nem falar, é só ver como lotamos espetáculos, casas noturnas, tudo uma maravilha, somos diferenciados pela urbanização, os pobres ficam nas cadeiras mais baratas, os ricos nas melhores, na modernização, alguns vão ao estadio com seus antigos rádios de pilhas enquanto outros com seus tablet modernos, pela migração também é possível temos nordestinos torcendo por seu time quando este vai jogar no sudeste e vice-versa, pela diversidade do trabalho então, é operários, patrões todos no grande Coliseu torcendo ensandecidamente pelo seu time, mas todos tem algo em comum o futebol, o nosso pão e circo.

Desde que os Meios de Comunicação começaram a se expandir, a partir da 1ª Guerra Mundial, começou também a ser percebido o seu poder de controle das Massas. Surgem, então, alguns estudos sobre os meios de comunicação e que estes poderiam ser usados como forma de controle e direção das massas. Mas será que somos tão submissos assim?



Digo 'nós', pois Massa é definido como um público anônimo, fisicamente disperso e diferentes um do outro, além de ser o que forma a Sociedade de Consumo, ou seja: nós, de fato.

Eis que surgem estudos acerca do poder dos meios de comunicação e Harold Lasswill apresenta sua Teoria Hipodérmica. Em poucas palavras, esta teoria dizia que uma propaganda bem feita poderia atingir diretamente a todos os indivíduos de uma maneira uniforme, desconsiderando a subjetividade de cada pessoa. Talvez por essa última razão, não tenha vingado...

O efeito da mensagem é imediato, realmente, nas pessoas. Isso até hoje. Mas o significado muda de pessoa para pessoa. E por não ver cada indivíduo como um, essa teoria foi rapidamente vista como defasada. Porém, foi uma teoria importante, pois até hoje, sabemos que os meios de comunicação têm o poder de manipular, ou simplesmente ditar comportamentos.

Com o surgimento da I Guerra Mundial, houve também o surgimento da Publicidade, afinal de contas, os países em Guerra precisam convencer, de certa forma, as famílias a deixarem seus filhos serem soldados e "defensores da pátria". Essa propagandas de guerra eram feitas nos meios de comunicação exatamente por atingirem um maior número de pessoas. É ai que a psicologia entra, importantíssima, pos para isso, eram usados técnicas Behavioristas de estímulos-respostas, utilizado aainda hoje.

Novelas, comerciais e filmes que nos fazem sempre aceitar e querer um ideal de Felicidade, como por exemplo: "comprar shampoo X deixará você mais linda", ou "Gisele Bündchen, (que é rica, alta, magra e famosa) limpa o chão e possui Tv por Assinatura X, então assine você também (e seja alta, magra e rica igual a ela?)"



Enfim, se a comunicação foi importante até na era do Nazismo, para que Hitler e sua ideia diabólica fosse aceita, então não é de se estranhar que, direta ou indiretamente, os padrões midiáticos sejam absorvidos por nós até hoje. Se colocados de forma inteligente, claro... Afinal de contas, os Tablets não substituiram os livros.

Texto: Alan Lima




 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.